domingo, 4 de setembro de 2011

Lista I: Músicas que me fazem chorar

A seleção começa com DEZ...mas, é evidente, que minhas lágrimas são muitas, e as músicas também serão. Aqui, um começo.

1. Te valorizo - Tiê


Essa canção me reporta a seguinte imagem: Eu, dirigindo o Negão em direção à Jacarezinho/Pr. Tiê cantando em voz muito baixa no som do carro. E o sol em meu rosto me faz pensar em alguém. A esse alguém, como na canção, eu gostaria de poder mostrar o sentimento que me deu e embrulharia, para chamar de meu.


2. Back down south - King of  Leon



Descobri Kings of Leon por acaso. Tão ao acaso que nem recordo direito como. Acabou sendo minha trilha sonora de arrumar a mudança de Jacarezinho para Londrina/Pr, no final de fevereiro de 2011. Apesar de ser uma canção sobre a volta, a mim me coube transformá-la em ida. Ao lado das outras canções da banda, é uma música que tem me acompanhado: Porto, Irlanda e Escócia.



3. Streets of Philadelphia - Bruce Springsteen


Essa canção é da minha adolescência. Não somente lembra o filme Philadelphia (Jonathan Demme, 1983, mesmo diretor de Silêncio dos Inocentes - que eu amo) quanto me lembra ter sido o primeiro filme a que assisti de temática homossexual e sobre a AIDS. Evidentemente, ainda, a que assisti na escola - numa tentativa, penso eu, tanto de esclarecimento quanto de fazer com que fizéssemos alguma coisa enquanto não tínhamos professores. Ao filme Filadélfia junta-se: Diário de um adolescente, com Leonardo Di Caprio, A cura e mais alguns. Não sei se me faz chorar pela dramaticidade que o filme acaba por incidir ou se pela solidão que as andanças pelas ruas impõem.




4. Pelo Interfone - Patofu


A música é velha. Do Ritchie. Hit dos oitenta ao lado de Menina veneno. Penso que me faz chorar, nessa versão, pela voz adocicada da Fernandinha Takai mais a deliciosa voz infantil das crianças. Além, é claro, da frase maravilhosa "não quero te prender, mas não posso te perder/esse é um dilema que nem o cinema pode resolver". Bonitinha!!!!


5. You're gonna make me lonesome when you go - Bob Dylan (Versão da Madeleine Peyroux)


Bob Dylan está para mim como Chico Buarque está para muitas das minhas amigas. Não há palavras para Bob Dylan, Bob Dylan é a palavra. É difícil escolher uma das suas maravilhosas canções. Penso em Tambourine Man e o filme estrelado pela deusa Michele Pfeiffer (Mentes Perigosas, 1995), que me apresentou o poeta Dylan Thomas. Penso no filme Vanilla Sky (2001, do Cameron Crowe) e na madrugada que fiquei pirando com as referências a Bob Dylan no filme. Algo como 'Onde está Wally". O que me seduz sempre. Penso em meus alunos que me deram o documentário No direction home (Scorcese), em duas versões, a cópia - autografada por todos - e a original, mais o dvd Bob Dylan acústico Mtv. Três presentes maravilhosos. Mas essa canção, descobri por acaso, ao ouvir o cd Careless love (2004), de Madeleine Peyroux e, desde então, me apaixonei. A letra é mais uma das pérolas de Dylan e a voz inebriante de Peyroux me seduziu de imediato. Não há nem como escolher o melhor verso, a melhor estrofe, a melhor construção poética. Imagino que me faça chorar porque, definitivamente, "você me deixará solitário quando você se for".



6. Samson - Regina Spektor

Regina Spektor é fodástica. A referência dessa canção para mim é a história de Sansão e Dalila. E, para além disso, um momento em minha vida em que descobri um novo amor e o verso: 'Você é meu mais doce pecado' (You are my sweetest downfall) era a legenda do que eu estava sentido. Choro porque me faz lembrar não só esse momento, mas também, o meu "doce pecado".


7. Conversa de Botas Batidas - Los Hermanos


A história dessa canção é linda. Li, certa vez e em algum lugar, que o Camelo compôs a letra baseado na história de um casal, já velhinho, de amantes que se encontravam num quarto de hotel há anos. Esse amor proibido, intenso e longo acabou quando o prédio pegou fogo e os dois morreram nesse incêndio. Penso que a narrativa da letra por si só já faz derramar algumas lágrimas. Mas, ao lado dessa triste história, está o dia em que fui assistir ao Show da banda em Curitiba, com D. e meus alunos do curso de História, da Unicentro (2006/07), que, inclusive, foram super doces ao deixarem-me ficar ao pé do palco. Choro porque me lembra esse momento, de felicidade e parceria, por D. e eu sabermos cantar todas as canções do CD Ventura e termos nossos nomes gravados no autógrafo de Amarante e Camelo.


8. Someone  like you - Adele


Adele faz chorar porque faz chorar. Não há uma canção de "21" que não seja sobre o final de caso que não acabou bem. Como os meus, como o primeiro e o último. E quando ouço a canção sempre penso que a letra deve ser direcionada a mim. Talvez, por isso, chore. Porque o outro lado da história também sofre. Penso que o par da relação que se vai, no fim de uma relação, seja tratado como o canalha da história. Um dia isso é digerido. Mas há um momento em que é essa a ideia. E, eu realmente penso que 'Sometimes its lasts in love/But sometimes it hurts instead'.


9. Behind blue eyes - the Who


The Who surgiu em minha vida e tudo se transformou. Essa canção me faz chorar porque me faz me sentir o homem mal e triste por trás dos olhos tristes. Pois, ninguém sabe... e a letra é pura poesia.



10. I see a darkness - Jonnhy Cash 

Jonnhy Cash e Bob Dylan são meus senhores. E essa canção de Cash veio em um momento muito triste. Nem sei ao certo o porquê da tristeza. Se era tristeza ou melancolia. Ou, ainda, um momento de insatisfação em que eu realmente estava vendo somente a escuridão. E essa angústia era regada a muitas doses diárias de I see a darkness.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário